FAQ's


Geral

O cartão IPS é o documento de identificação oficial para toda a comunidade do Instituto Politécnico de Setúbal. Este documento pode ser apresentado em formato físico ou digital e é de cariz obrigatório.

O cartão IPS destina-se a toda a comunidade no Instituto Politécnico de Setúbal, o que inclui todos os seus colaboradores (docentes e não docentes) e estudantes que se encontrem inscritos e a frequentar a Instituição, por períodos superiores a 3 meses.

O cartão IPS tem como principal objetivo identificar cada membro da comunidade IPS. Dependendo das suas permissões, este cartão permite aceder a espaços restritos, ao sistema de impressão IPS, à residência de estudantes IPS (para estudantes a frequentar a residência) e a serviços internos existentes nas várias unidades orgânicas (empréstimos nas bibliotecas, controlo de acesso aos edifícios, etc).

O cartão IPS dá acesso direto a descontos e vantagens com os vários parceiros Santander/IPS, assim como a parcerias disponibilizadas por entidades terceiras, em condições especiais, e a outras funcionalidades que venham a ser implementadas no IPS.

Podes consultar o Portal de Vantagens do IPS, onde encontrarás as vantagens e as campanhas em vigor que podes usufruir.


Estudantes

Primeiro, deves estar identificado na comunidade IPS, isto é, teres associado a ti um número de estudante único e o email institucional válido.

Depois, basta descarregares a aplicação IPS Campus Digital através da loja de aplicações do teu dispositivo móvel e seguir as intruções deste tutorial. Podes aceder à loja de aplicações de forma mais rápida, através dos links abaixo, para Android ou iOS, respetivamente.

Não precisas de qualquer documentação para obteres o teu cartão IPS. Apenas precisas de ter a aplicação IPS Campus Digital descarregada no teu dispositivo móvel e do teu email institucional e credenciais de acesso ativos.

Nota: O pedido de cartão de identificação IPS com vertente bancária, deverá ser solicitado junto do Banco Santander e, nesse caso, a documentação solicitada é da inteira responsabilidade do Banco Santander.

Uma vez que o cartão IPS está associado ao teu número de estudante e ao teu email institucional, enquanto estes estiverem válidos, o teu cartão IPS digital estará ativo.


Pessoal Docente e Não Docente

A gestão do cartão deve ser feita através da página de gestão do cartão IPS do portal da DI-IPS. Neste portal, é possível pedir um cartão IPS novo (caso seja a 1ª vez), renovar o cartão já existente, pedir a reemissão do cartão ou cancelar o pedido de emissão do cartão. É ainda possível consultar o estado do pedido de emissão de um cartão IPS.

Para efetuar o pedido de cartão de identificação IPS com vertente não bancária apenas é necessária uma fotografia do tipo passe, em formato digital. Se não for portador de nenhuma fotografia, a aplicação permite utilizar a webcam para obter uma fotografia no momento do pedido.

Nota: O pedido de cartão de identificação IPS com vertente bancária, deverá ser solicitado junto do Banco Santander e, nesse caso, a documentação solicitada é da inteira responsabilidade do Banco Santander.

A fotografia que submeter deve ter, pelo menos, 180 pixels de largura e 200 pixels de altura. A fotografia submetida não deve ter mais de 1024 pixels de largura e 768 pixels de altura.

O ficheiro deve estar formato JPG ou PNG.

O ficheiro deve ter, no máximo, 500Kb.

O cartão IPS está munido das segunintes tecnologias:

  • Chip electrónico (em situações específicas previamente identificadas);
  • Banda magnética (uso exclusivo na vertente bancária);
  • Leitor de proximidade RFID-MIFARE;
  • QRCode

Vertente não bancária - Recorrer ao portal da DI-IPS e solicitar o cancelamento do mesmo.

Vertente bancária - Proceder ao cancelamento do cartão junto das respetivas entidades gestoras (cancelar permissões) e solicitar um novo cartão.

Contactos para cancelamento do cartão com componente bancária Superlinha Banco Santander

Vertente não bancária - Recorrer ao portal da DI-IPS e solicitar a renovação do mesmo.

Vertente bancária - Proceder à renovação do cartão junto do Banco Santander.

Depois de ser emitido o cartão, a entrega poderá demorar até 20 dias, aproximadamente. No entanto, poderá sempre consultar o estado do seu cartão IPS no portal da DI-IPS.

A validade do cartão é visível na sua face:

  • Funcionários com contrato a termo - a validade é igual ao período do contrato.
  • Funcionários com contrato sem termo - a validade é de 4 anos (validade máxima do cartão).

Findo o prazo do cartão, se a colaboração com o IPS se mantiver, deverá solicitar a renovação do cartão.

Deve aproximar ao máximo o cartão do leitor e aguardar a luz verde no leitor.