Moodle

Com o arranque do ano letivo 2016/2017 entrou em funcionamento a nova Plataforma Moodle do IPS, que resulta da reestruturação e modernização das diferentes plataformas moodle já existentes nas diferentes escolas do IPS.

É a ferramenta de e-learning para apoio às unidades curriculares dos diversos cursos disponíveis na Instituição e o acesso à mesma deve ser efetuado através do endereço http://moodle.ips.pt.

Esta modernização da plataforma permite disponibilizar à comunidade IPS um conjunto de melhorias, onde se pode destacar:

  • Nova estrutura harmonizada para todas as escolas do IPS - um moodle único para toda a comunidade;
  • Novo Layout gráfico para IPS e Escolas;
  • Melhoria da performance e capacidade de armazenamento;
  • Beneficiar das últimas atualizações da comunidade moodle;
  • Gestão de versões compatível com a realização de backups e salvaguarda de informação;
  • Uma administração e gestão da plataforma facilitada.

FAQ'S

O acesso à plataforma Moodle é efetuado através do endereço http://moodle.ips.pt.

Caso necessite de aceder ao moodle do ano letivo anterior, tem disponível um link na barra superior da página de entrada.

As credenciais a utilizar são as seguintes:

Nome de utilizador: Primeira parte do endereço do correio electrónico (antes da arroba)
Palavra-chave: A que definiu após o primeiro acesso ao sistema informático do IPS

Para mais informação, clique aqui

A chave de inscrição é uma funcionalidade OPCIONAL que permite controlar o acesso dos utilizadores moodle a uma UC específica.
Mediante a definição de uma senha, o docente pode garantir que apenas os utilizadores que a conheçam possam inscrever-se na UC e ter acesso ao seu conteúdo.

Caso não seja definida nenhuma senha, o acesso à UC é livre a todos os utilizadores moodle.
Para definir uma senha deve proceder de acordo com as seguintes instruções.

Para outras formas de controlar o acesso a uma UC, consulte o seguinte link.

A atribuição da UC ao respetivo responsável (RUC),é efetuada pelo Diretor/Coordenador de curso. Pode consultar as instruções aqui

Caso surja alguma dúvida neste processo, por favor consulte a Divisão Informática, através do endereço apoio.informatico@ips.pt.

A associação de docentes a uma determinada UC é efetuada pelo responsável da unidade curricular (RUC), ou pelo Diretor/Coordenador de curso, de acordo com as seguintes instruções

Caso surja alguma dúvida neste processo, por favor consulte a Divisão Informática, através do endereço apoio.informatico@ips.pt.

Com a entrada em funcionamento da nova plataforma moodle, passam a existir, em cada ano letivo, duas instâncias moodle:

  • - uma instância com o ano letivo que termina, que fica online durante um ano letivo (para conclusão de épocas especiais e tarefas académicas que digam respeito ao ano que terminou);
  • - uma instância para o ano letivo atual, baseada na informação da instância do ano anterior.

Esta estratégia permite:

  • - utilizar, no novo ano letivo, a informação acumulada do ano letivo anterior, ou
  • - reiniciar a UC para o novo ano, mantendo os conteúdos do ano anterior disponíveis, sem a necessidade de criação de novas UC.

Para reinicializar uma UC basta seguir as seguintes instruções.