Moodle
Com o arranque do ano letivo 2016/2017 entrou em funcionamento a nova Plataforma Moodle do IPS, que resulta da reestruturação e modernização das diferentes plataformas moodle já existentes nas diferentes escolas do IPS.
É a ferramenta de e-learning para apoio às unidades curriculares dos diversos cursos disponíveis na Instituição e o acesso à mesma deve ser efetuado através do endereço http://moodle.ips.pt.
Esta modernização da plataforma permite disponibilizar à comunidade IPS um conjunto de melhorias, onde se pode destacar:
- Nova estrutura harmonizada para todas as escolas do IPS - um moodle único para toda a comunidade;
- Novo Layout gráfico para IPS e Escolas;
- Melhoria da performance e capacidade de armazenamento;
- Beneficiar das últimas atualizações da comunidade moodle;
- Gestão de versões compatível com a realização de backups e salvaguarda de informação;
- Uma administração e gestão da plataforma facilitada.
FAQ'S
O acesso à plataforma Moodle é efetuado através do endereço http://moodle.ips.pt.
Caso necessite de aceder ao moodle do ano letivo anterior, tem disponível um link na barra superior da página de entrada.
As credenciais a utilizar são as seguintes:
Nome de utilizador: Primeira parte do endereço do correio electrónico (antes da arroba)
Palavra-chave: A que definiu após o primeiro acesso ao sistema informático do IPS
Para mais informação, clique aqui
A chave de inscrição é uma funcionalidade OPCIONAL que permite controlar o acesso dos utilizadores moodle a uma UC específica.
Mediante a definição de uma senha, o docente pode garantir que apenas os utilizadores que a conheçam possam inscrever-se na UC e ter acesso ao seu conteúdo.
Caso não seja definida nenhuma senha, o acesso à UC é livre a todos os utilizadores moodle.
Para definir uma senha deve proceder de acordo com as seguintes instruções.
Para outras formas de controlar o acesso a uma UC, consulte o seguinte link.
A atribuição da UC ao respetivo responsável (RUC),é efetuada pelo Diretor/Coordenador de curso. Pode consultar as instruções aqui
Caso surja alguma dúvida neste processo, por favor consulte a Divisão Informática, através do endereço apoio.informatico@ips.pt.
A associação de docentes a uma determinada UC é efetuada pelo responsável da unidade curricular (RUC), ou pelo Diretor/Coordenador de curso, de acordo com as seguintes instruções
Caso surja alguma dúvida neste processo, por favor consulte a Divisão Informática, através do endereço apoio.informatico@ips.pt.
Com a entrada em funcionamento da nova plataforma moodle, passam a existir, em cada ano letivo, duas instâncias moodle:
- - uma instância com o ano letivo que termina, que fica online durante um ano letivo (para conclusão de épocas especiais e tarefas académicas que digam respeito ao ano que terminou);
- - uma instância para o ano letivo atual, baseada na informação da instância do ano anterior.
Esta estratégia permite:
- - utilizar, no novo ano letivo, a informação acumulada do ano letivo anterior, ou
- - reiniciar a UC para o novo ano, mantendo os conteúdos do ano anterior disponíveis, sem a necessidade de criação de novas UC.
Para reinicializar uma UC basta seguir as seguintes instruções.